domingo, 23 de novembro de 2008

There Will Be Blood

Feriado ótimo, mesmo tendo que trabalhar na sexta por pouco tempo. Tudo perfeito demais e uma viagem no sábado, com uma necessidade excessiva de tomar sol. Mas, convenhamos, mesmo com o horário de verão não dá pra tomar sol as 20hs, o que proporciona uma reunião no chalézinho, e os casais (meus pais e um casal de amigos) entram nos assuntos mais diversos, que vão de AIDS à tornos. Entre eles, acabam falando sobre a guerra e eu tive que me retirar pelo motivo mais sem noção que poderia ser, aquela história que meu pai contou me lembrou um livro que li e os livros, fictícios OU NÃO, me parecem menos reais do que as histórias. Se o livro me fez chorar, você não pode imaginar como a história fez eu me sentir.
Segunda Guerra Mundial e todo aquele preconceito. Um italiano é feito de prisioneiro pelos alemães e fica preso junto com os judeus. Ele tocava acordeão e cantava, o que fez os judeus criarem um afeto por ele. Um belo (belo ?!) dia, os judeus começam a ser retirados e um guarda grita: ‘Deixem o italiano !’. Não que ele tenha entendido no momento, mas aqueles judeus nunca mais voltaram. E outras levas de judeus iam chegando e, quando o italiano fazia amigos, estes eram levados para o abate. É claro que, inteligentes como eles só, os alemães deixavam o italiano lá. Ele tocava, cantava e deixava os judeus mais calmos o que, é óbvio, era favorável para os alemães. Agora imagine aquele homem, no meio de dezenas de pessoas que ele sabia que em questão de dias estariam mortas. Mas ele nunca deixava de tocar acordeão. Ele fez uma promessa e, se saísse de lá vivo, dedicaria sua vida a Deus. Alguns meses depois, esse homem fugiu para o Brasil, no porão de um navio de alho. Hahaha, meses e meses dormindo no alho, comendo alho e cheirando alho, que delícia.
Se você quiser encontrar este homem, procure em São Paulo, na Zona Sul (dica) um italiano que faça artefatos de latão dourados para as igrejas, que toque acordeão e deteste alho. Ou me peça o endereço. E não se esqueça de ler A Menina que Roubava Livros.
Nunca gostei de coisas famosas então saibam que eu li antes de ir pro topo da lista dos mais vendidos !

Nenhum comentário: